Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

33. COMO HOSPEDAR UMA PÁGINA COM ENDEREÇO IP DINÂMICO?

Os endereços IP dinâmicos, distribuídos em sua grande maioria para usuários de acessos discados, ADSL e CATV, teoricamente impedem a hospedagem de um site, pois seu endereço muda cada vez que estabelecemos uma conexão para Internet.

O nome de um site na Internet é chamado Endereço de Domínio, Nome de Domínio ou Nome DNS (Domain Name Service). Servidores DNS são responsáveis por associar a cada endereço IP registrado um nome de domínio, como, por exemplo, www.senacrs.com.br. Atrás deste nome, existe um computador rodando um servidor WEB que disponibiliza um diretório de seu disco rígido para visualização pelo público mundial.

Para grandes empresas a hospedagem é registrada no próprio provedor ou datacenter, associando o nome ao endereços DNS dos servidores do datacenter ou provedor. O que torna-se cara para pequenas empresas ou usuários autonomos, pois deve-se pagar por esse serviços as taxas de registro, hospedagem, provedor, espaço em disco, etc.

Para usuários domésticos ou pequenas empresas existe uma alternativa com custo zero (praticamente apenas o consumo da energia elétrica para deixar o computador ligado), que consiste em hospedar a página em um servidor IIS do Windows XP Professional (ver dica 32) e utilizar um programa para DNS Dinâmico, oferecido pela Internet por alguns sites. Recomendo o www.dyndns.com que disponibilizam cadastro gratuito de Nomes DNS para aqueles que desejam rodar um servidor de qualquer espécie em suas máquinas, podendo ser Web, de jogos, de FTP, etc.

COMO FUNCIONA?

Basicamente é simples:

1. Você efetua um cadastro no site www.dyndns.com, cria um login e uma senha.

2. Você escolhe um nome para o seu "Nome de DNS" e usa um programa (que deve ser baixado do site) para atualizar o seu endereço IP no servidor DNS quando ele mudar (também chamado de "Client", ou "Cliente"), que roda na sua máquina, verifica o IP que está armazenado no servidor e atualiza quando necessário.

3. Valida o cadastro, respondendo o e-mail de confirmação enviado pelo DynDNS.
New Dynamic DNS Host.

4. No site DynDNS vá na opção Hostname: No primeiro campo, coloque o nome que você escolheu e, no segundo, determine a extensão do seu Nome DNS. Pode ser qualquer uma.

5. IP Address: Seu endereço IP atual. Repare que ele já preencheu automaticamente.

6. Enable Wildcard: Opção que serve para servidores Web onde o DNS resolve o endereço procurando uma regra no arquivo httpd.conf do seu servidor. Por exemplo, se você quer ter múltiplos domínios dentro do seu domínio DNS, use esta opção.

7. Mail Exchanger: Coloque aqui seu endereço de e-mail que o DynDNS poderá redirecionar para este e-mail e-mails enviados para nome_de_usuário@seu_hostmame.sua_extensão.(com, net, org, ...).

8. Observe que após você fazer o download e executar o programa, irá aparecer um ícone ao lado do relógio, que pode ser verde, amarelo ou vermelho (conforme status da sua conexão). cuide que se não for feita uma atualização (update) em 30 dias a sua conta será bloqueada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário