Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

27. COMO CRIAR UM DVD CONFIÁVEL?

Depois de gravar seus arquivos em CDs e DVDs eles ficam seguros para sempre, certo? ERRADO. Não há garantia de que eles durarão para sempre. Com o passar dos anos, a leitura das mídias passa a ser mais difícil, dificultando a abertura de arquivos nessas contidos.

Para evitar esse tipo de problema no futuro é bom utilizar o programa QUICKPAR, ele é um excelente aplicativo o qual permite a criação de redundância de dados. Assim, é possível recuperar os dados de algum CD mesmo que esse não esteja em seu perfeito estado. O aplicativo possui uma versão traduzida para o português de Portugal, o que já facilita bastante o seu uso.

Qual a utilidade da redundância?

Ao criar uma redundância parcial de dados nada mais é do que copiar uma pequena parte do arquivo para outro lugar. Quando algo dá errado na leitura dos dados originais, o sistema “corre” atrás dos arquivos de redundância para tentar abrir o documento mesmo que uma falha tenha acontecido.

Por isso, às vezes, quando você tenta abrir um arquivo que se encontra em um CD pela primeira vez, não consegue, mas se tentar novamente, o documento abre como se nada tivesse acontecido.

Como utilizar o aplicativo?


O uso de Quickpar é bem simples, mas exige um pouco de atenção uma vez que as opções são várias e todas estão agrupadas em uma mesma janela. Ao executar o programa pela primeira vez, você pode alterar algumas configurações padrões do programa como, por exemplo, associar ou não arquivos de extensão PAR2 ao aplicativo.
O programa usa uma taxa de redundância de 10%, que pode ser modificada. Clique em GERAR para criar arquivos .PAR2, de redundância, que devem ser gravados com os originais. Para recuperar os arquivos, em caso de falha, clique duas vezes no primeiro arquivo .PAR2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário