Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

55. PROGRAMA PARA MANUTENÇÃO REMOTA

Temos dois focos de atuação, o primeiro dentro da rede local da empresa: Para isso você pode utilizar dois programas, o Real VNC e o Ultra VNC. São programas que fazem a conexão de computadores da sua rede, compartilhando a área de trabalho entre eles. Quando conectado, o programa exibe a tela do outro computador em tempo real e você pode controlar a máquina remota como se estivesse na frente dela, assumindo o controle do mouse e teclado.

Para usar esses programas você deverá instalar a parte "Server" na estação que você quer capturar (lado do cliente) e a parte "Viewer" para monitorar (parte do técnico). No lado Server você deverá definir uma senha, e também algumas configurações de como irá ocorrer a captura (com ou sem aviso, de forma criptografada, etc.).

Lembro que vocês optarem por utilizar por exemplo o REAL VNC, você deverá utilizar o mesmo nas duas pontas (Server e Viewer), e também temos que liberar o acesso através do Firewall do Windows.

O segundo foco é uma manutenção remota a partir de um acesso a Internet, para isso o recomendável é utilizar o programa LogMEin Free. A instalação do LogMeIn não segue o padrão convencional. Depois de clicar em “Clique aqui para baixar”, você será direcionado para uma página de cadastro. É aqui que todo o procedimento de download e instalação começa. Informe seu email, crie uma senha e conclua o cadastro. Lembre-se que é necessário confirmar o endereço de email acessando-o e clicando no link de ativação de sua conta.

Em seguida, o programa será baixado e instalado. Por último, você deve confirmar se a máquina na qual você está instalando o LogMeIn é a máquina que você deseja acessar. Basta clicar em “Add Computer” para tornar o computador em questão acessível.

Por último, basta você logar no site para ter acesso imediato ao seu computador. Você poderá gerenciar arquivos, transferir dados por um tempo determinado, etc. Tudo através de um ambiente que responde rapidamente aos comandos do mouse.

Você pode criar diferentes usuários com privilégios únicos ou então abrir sessões temporárias para convidados para que eles vejam o que você está fazendo no momento.

3 comentários: