Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

11. PROGRAMA PARA APAGAR DEFINITIVAMENTE ARQUIVOS DE UMA PARTIÇÃO APAGADA

Quando reformatamos um disco rígido, os dados que antes estavam lá presentes não são apagados, permitindo que um utilitário avançado de recuperação de dados consiga recuperar arquivos mesmo depois de você ter formatado o disco rígido. Muitas pessoas acreditam que ao formatar um disco rígido com arquivos confidenciais o seu conteúdo é apagado definitivamente, tirando qualquer possibilidade de recuperação desses arquivos. Isso, no entanto, NÃO é verdade.

Ao formatar um HD, ele somente "limpa" o diretório raiz e a sua referência na FAT (File Alocation Table), tabela que está localizada na trilha zero e contém a lista dos locais ocupados do disco (índice sobre a alocação randômica).
Observe que quando formatamos um HD, aparece a seguinte mensagem "Verificando X%". O HD nessa hora não está sendo formatado; o comando de formatação está apenas fazendo um exame na superfície do disco (para ver se há erros). Se for encontrado erros nos clusterss, eles serão marcados como uma área como ruim (os famosos BD "bad blocks").

Nessa situação de formatação o disco rígido não é "zerado". Para realmente "zerar" o HD, recomendo o velho e bom Zero Fill da Quantum (que pode ser baixado clicando aqui).
Esse utilitário preenche com zeros todos os setores do disco rígido, impedindo que os dados possam ser recuperados através dos programas de recuperação de arquivos.

Mas devido a idade do software é necessário para o seu funcionamento um "disquete" de inicialização, ou seja para máquinas mais modernas não dá para utilizá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário