Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de maio de 2010

49. COMPÊNDIO DE DICAS DO WINDOWS

O WinTricks é um grande compêndio de dicas e truques para o Windows. O software lembra a ajuda da maioria dos software que rodam no sistema operacional: uma lista de diretórios ao lado e uma seção para mostrar cada tutorial.

O programa destrincha várias edições do Windows, além de ter capítulos para Browser, Desktop, Registro, Segurança, Internet, Hardware, Office, etc. Dica: há um capítulo só para Easter Eggs, os chamados de "ovos de páscoa" com informações escondidas do sistema.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

48. COMO RECUPERAR UMA PARTIÇÃO?

Essa dica veio do Mário rocha da support PC.
Se você apagou alguma partição do disco rígido acidentalmente ou a perdeu por qualquer outro motivo, eis aqui a sua salvação! O TestDisk é um software eficaz que recupera a tabela de partições do HD (disco rígido) como nenhum outro programa. Além disso, permite fazer com que quaisquer discos sejam inicializáveis.

O programa é adequado tanto para experientes, quanto iniciantes, desde que estes tenham consciência do que se trata, obviamente. Ele é capaz de recuperar a tabela de partições inteira, restaurando assim, partições que foram apagadas por vírus, acidentalmente ou por programas ineficientes. Restaura cópias de segurança realizadas previamente e corrige eventuais falhas que venham a comprometer a integridade das partições. Veja os sistemas de arquivos suportados:
* BeFS (BeOS).
* BSD (FreeBSD/OpenBSD/NetBSD).
* CramFS, Compressed File System.
* DOS/Windows FAT12, FAT16 e FAT32.
* HFS, HFS+ e HFSX, Hierarchical File System.
* JFS, IBMs Journaled File System.
* Linux ext2 e ext3.
* Partições criptografadas Linux LUKS.
* Linux RAID md 0.9/1.0/1.1/1.2.
* Linux Swap (versões 1 e 2).
* LVM e LVM2, Linux Logical Volume Manager.
* Mapa de partições Mac.
* Novell Storage Services, NSS.
* NTFS (Windows NT/2000/XP/2003/Vista/2008)
* ReiserFS 3.5, 3.6 e 4.
* Sun Solaris i386.
* Unix File System UFS e UFS2 (Sun/BSD/...).
* XFS, SGIs Journaled File System.

Para executar o programa, basta abrir o arquivo testdisk_win.exe localizado na pasta \testdisk-6.9\win\ dentro do diretório onde você extraiu o conteúdo do arquivo baixado.

Recupere também os arquivos!

Excluiu algo sem querer do computador e precisa desesperadamente recuperá-lo? Nesta versão do TestDisk, você também encontra o software PhotoRec, destinado a recuperação de dados. Funciona de modo muito semelhante ao TestDisk e é tão eficaz quanto. Oferece suporte aos seguintes sistemas de arquivos:



* FAT.
* NTFS.
* EXT2/EXT3.
* HFS+.

Lembre-se de salvar os arquivos recuperados em uma unidade diferente da qual estiver sendo analisada. Assim, evita-se que dados do disco sejam sobrescritos e impossibilitem a recuperação.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

47. DOUBLE DRIVER É UMA MÃO NA RODA

Essa dica veio do Mário Rocha da Support PC.

Para que o computador seja capaz de trabalhar corretamente com todas as peças de hardware utilizadas, é indispensável a presença de drivers. Estes softwares são os responsáveis por estabelecer a comunicação entre dispositivos como placas de vídeo ou de som e o sistema operacional, permitindo um bom desempenho durante a utilização.

Muitas vezes, para que o computador seja capaz de rodar um novo jogo ou software é necessário realizar a atualização de drivers da máquina. Embora seja raro, isso pode ocasionar em problemas, como programas que param de funcionar ou falhas no desempenho.

O Double Driver é um programa que permite corrigir facilmente qualquer problema que possa acontecer durante a instalação de um novo driver. Para isso, ele cria o backup de todos os drivers instalados no computador, permitindo sua recuperação rápida em caso de acidentes.

Ele também verifica os drivers instalados em seu sistema. Você pode manter os drivers que você escolher, salvá-los e imprimir uma lista, também é possível encontrar e recolher os drivers instalados para o hardware que você selecionar para o seu computador. Depois de escolher o tipo de driver que você quer recolher, ele copiará os dados em uma pasta específica. Isto pode ser muito útil quando você precisar reinstalar os drivers em um outro computador e perdeu o CD de instalação.

46. COMO CRIAR UM DISCO DE INSTALAÇÃO DO LINUX EM PEN DRIVE?

Essa dica veio do Rafael Tonin, analista de suporte da Procergs.

Para quem quer levar o Linux no bolso ou facilitar a instalação do sistema operacional em máquinas sem drive de DVD (como muitos modelos de netbooks), o utilitário UnetBootin é a solução mais simples.

Ele é compatível com trinta distribuições de Linux, incluindo Ubuntu, Debian, Mandriva, entre outras. Também monta pen drives com FreeBSD, OpenBSD e NetBSD. A maneira mais rápida de usar o UnetBootin é abrir a imagem do CD de instalação do sistema operacional desejado, mas o programa também pode fazer o download desses dados automaticamente. No entanto, esse recurso deve ser evitado, já que, com os arquivões de imagens de CD, pode ocorrer problemas ou interrupções durante o download.

Depois de abrir a imagem do CD, basta escolher o disco relativo ao pen drive e clicar em OK. Sim, é só isso. No final da cópia, o pen drive está prontinho para rodar o sistema operacional escolhido a partir do boot da máquina.

Algumas das distribuições listadas pelo UnetBootin servem para fins específicos, como a Parted Magic, que carrega um particionador de discos, ou a Super Grub Disk, para instalar um gerenciador de boot para os sistemas operacionais no HD.